O Terço da Divina Misericórdia é uma oração excepcional, pois foi transmitida pelo próprio Cristo. Irmã Faustina primeiro ouviu-a no íntimo de sua alma e rezou com suas palavras quando, em visão, viu um anjo enviado para punir a terra pelos pecados (D. 474-475). No dia seguinte, Jesus explicou-lhe detalhadamente como essa oração deveria ser recitada e quão importante era (D. 476); em aparições subsequentes, Ele transmitiu as promessas associadas a sua recitação confiante.
Inicialmente, a Irmã Faustina recitava o Terço da Divina Misericórdia em várias situações: junto aos agonizantes, em súplica por chuva ou acalmar tempestades… Em 1937 o Pe. Sopoćko procurou obter o imprimatur para essa oração e publicá-la em Cracóvia, em imagens de Jesus Misericordioso e em um livrinho intitulado “Cristo, Rei da Misericórdia”. Desde a Segunda Guerra Mundial, o texto do Terço da Divina Misericórdia se popularizou amplamente. Ele foi traduzido para outros idiomas e publicado em muitos países, em imagens, folhetos e livros de oração. Mérito especial é atribuído aos padres Marianos dos Estados Unidos, que publicaram materiais sobre a misericórdia divina em diversos idiomas e trabalharam para divulgar essas publicações em outros países.
Um papel significativo na divulgação da devoção à Misericórdia Divina, incluindo o Terço da Divina Misericórdia conforme revelada pela Irmã Faustina, foi desempenhado pelo livro de orações “Misericórdia Divina, em Ti confiamos”, preparado logo após a Segunda Guerra Mundial pelo Padre Józef Andrasz, SJ (diretor espiritual da Irmã Faustina em Cracóvia). Inicialmente, foi publicado pelos jesuítas em Cracóvia, e os marianos nos Estados Unidos o divulgaram também no Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Ásia e África. Essa obra foi traduzida e publicada em espanhol, com imprimatur dos bispos locais, em grande quantidade em países da América Latina, principalmente em El Salvador, Colômbia, Equador, Chile, México, Argentina, Uruguai, Peru e Guatemala. Em língua portuguesa, foi distribuída no Brasil, e na Europa, foi traduzida e publicada também em alemão, italiano, espanhol.
Atualmente, o Terço da Divina Misericórdia é a oração mais conhecida para a Misericórdia Divina, sendo recitada pelos fiéis em todo o mundo, implorando misericórdia para si e para o mundo. O Santo Padre, Papa João Paulo II, também fez referência ao texto dessa oração no encerramento do Ato de Consagração do Mundo à Divina Misericórdia.