Ó meu Jesus, cada um de Vossos santos reflete em si
uma das Vossas virtudes; eu desejo refletir o Vosso Coração
compassivo e cheio de misericórdia, quero glorificá-Lo. Que a
Vossa misericórdia, Jesus, fique gravada no meu coração e na
minha alma como um selo, e isso será o meu sinal distintivo nesta
e na outra vida. Glorificar a Vossa misericórdia
é a finalidade única da minha vida (D. 1242).
A cerimônia de investidura, durante a qual a postulante recebe seu novo nome religioso, marca o início do período fundamental da formação religiosa – o noviciado. Em nossa Congregação, ele dura dois anos, dos quais o primeiro ano é passado na comunidade da casa do noviciado, pois é dedicado à formação espiritual intensiva. O tempo do noviciado tem o propósito de construir um relacionamento cada vez mais profundo com Jesus Misericordioso, de modo que uma irmã, seguindo Seus passos, possa oferecer sua vida como sacrifício a Deus rico em misericórdia, amando-O acima de tudo. A mestra das noviças dirige o processo de formação, introduz as novas irmãs numa vida totalmente dedicada a Jesus, de acordo com os conselhos evangélicos e com o carisma da Congregação. Ela os introduz no desenvolvimento da vida espiritual, da oração, da ascese, da liturgia da Igreja, da espiritualidade e do apostolado da Congregação. As noviças devem se familiarizar bem com o modo de vida da Congregação, sua participação na vida e na missão de Cristo, bem como aprender a confiar na misericórdia de Deus, a obedecer à vontade dEle, seguindo o exemplo de Maria, Mãe da Misericórdia, pronunciando o fiat cheio de fé a Deus. Olhando para a atitude de Jesus Misericordioso, as noviças se esforçam para deixar que o espírito de misericórdia permeie toda a sua vida, especialmente seus relacionamentos fraternos e contatos interpessoais.
No segundo ano do noviciado, as irmãs noviças realizam um estágio apostólico nas casas da Congregação, a fim de se envolver mais plenamente na vida comunitária e em várias obras de misericórdia, juntamente com as irmãs professas. Os últimos meses do noviciado são passados na comunidade do noviciado, onde se preparam, intensamente, para fazer a primeira profissão religiosa.
Se a noviça se firmou no desejo de consagrar sua vida a Deus e o mesmo for o discernimento da Congregação, então ela faz os votos de castidade, pobreza e obediência, de acordo com as constituições da Congregação e seu carisma de tornar a misericórdia divina presente no mundo.
Ir. M. Elżbieta Siepak ISMM
Tradução: Mariusz Korus
Revisão gramatical: Ada Nunes Krukar
Revisão final: Maria da Glória Jardim Sampaio