Junto com a vida e missão de Santa Faustina, Deus agraciou a Congregação com o carisma de proclamar ao mundo o amor misericordioso de Deus pelo homem, através do testemunho de vida, ações, palavras e oração.
As irmãs cumprem o papel de prolongar a missão carismática das Fundadoras ao buscar a glória de Deus, cheia de misericórdia, em todas as coisas. Elas reconhecem que Deus, “cheio de amor eterno, teve misericórdia de nós” (Is 54, 8) e nos acolheu “com imenso amor” (Is 54, 7). Por meio da intercessão de Maria, Mãe da Misericórdia, elas se inserem na vida de Cristo e em Sua missão de salvar o mundo com uma fé viva (art. 3).
Uma tarefa especial da Congregação é ajudar meninas e mulheres socialmente desajustadas que necessitam de profunda renovação moral. Além disso, a ação preventiva contra a desmoralização também abrange crianças e outras pessoas que precisam de apoio moral e misericórdia cristã, independentemente de idade ou gênero (art. 4). A Congregação também promove a devoção à Divina Misericórdia em formas aprovadas pela Igreja (art. 86). As irmãs difundem a devoção à Divina Misericórdia por meio de catequese, palestras, participação em simpósios e congressos organizados por outras comunidades, envolvimento em devoções paroquiais com cânticos e orações especiais, distribuição de livros, folhetos, imagens de Jesus Misericordioso e correspondência com os devotos da Divina Misericórdia (art. 315).
Constituições da Congregação das Irmãs de Nossa Senhora Mãe da Misericórdia, 1985.
Já na primeira metade do século XX, a Congregação expandiu sua atividade apostólica para pessoas moralmente ameaçadas e necessitadas de “apoio moral e misericórdia cristã”. Após a Segunda Guerra Mundial, ela passou a abraçar cada vez mais, plenamente, a missão carismática de Santa Faustina de proclamar ao mundo a mensagem da Misericórdia. Hoje a Congregação colabora com a Divina Misericórdia na obra da salvação, ao fazer presente no mundo, o valor evangélico da Misericórdia, que é o amor misericordioso de Deus pelo homem, por meio do testemunho de vida consagrada no espírito de confiança em Deus e misericórdia para com o próximo, através de várias obras de misericórdia, palavras e oração.
Ir. M. Elżbieta Siepak ISMM
Tradução: Robert Janowski
Revisão gramatical: Felipe Mascarenhas dos Santos Soares
Revisão final: Maria da Glória Jardim Sampaio