A Congregação das Irmãs de Nossa Senhora Mãe da Misericórdia, na qual viveu e faleceu Santa Faustina, foi fundada por Madre Teresa, a Condessa Ewa Potocka dos Príncipes Sułkowskich. Após oito meses de aprendizado na Casa da Misericórdia, em Laval, na França, ela retornou à Polônia e, a convite do Arcebispo Zygmunt Szczęsny Feliński, assumiu o “Lar de Amparo”, um lugar para jovens moralmente decaídas em Varsóvia. Em 1º de novembro de 1862, o Arcebispo Feliński consagrou a capela e o lar para as jovens, e, a partir daí, essa passou a ser considerada a data que marca a fundação da Congregação das Irmãs de Nossa Senhora Mãe da Misericórdia na Polônia. Nas “Casas da Misericórdia” conduzidas pelas irmãs, encontravam abrigo jovens e mulheres que, por vontade própria, desejavam transformar suas vidas. Em 1878, houve a fusão com a Congregação de Laval e a obtenção do decreto de aprovação da Santa Sé. Desde então, a Congregação das Irmãs de Nossa Senhora Mãe da Misericórdia, na Polônia, funciona sob o direito papal, mesmo após a separação da Congregação de Laval em 1922.
Durante o período entreguerras do século XX, havia cada vez mais moças jovens (encaminhadas por curadorias, tribunais e pessoas particulares) para as quais, gradualmente, foi organizado um sistema educacional. Dessa forma, as “Casas da Misericórdia”, que até então eram lugares de trabalho e oração, transformaram-se em instituições educacionais com programas educativos abrangendo o ensino fundamental e escolas técnicas.
Durante o período comunista (até 1962), as instituições administradas pela Congregação foram estatizadas e algumas foram transformadas em instituições da “Caritas”, onde as irmãs cuidavam de crianças com deficiências intelectuais e psicomotoras e mulheres doentes.
Foi para essa Congregação que o Senhor chamou Irmã Faustina Kowalska, e, através dela, transmitiu a mensagem profética do Seu amor misericordioso por cada pessoa, convocando o mundo a proclamar essa verdade de fé bíblica. Em 25 de agosto de 1995, a Congregação a reconheceu como sua co-fundadora espiritual. Ao assumir a missão nesse carisma, as irmãs hoje proclamam o mistério da misericórdia divina por meio do testemunho de vida em um espírito de confiança em Deus e de misericórdia para com o próximo, por meio de obras de misericórdia, palavras e oração. Elas administram um Centro de Educação para moças, casas para mães solteiras, espaços terapêuticos e comunitários, jardins de infância, creches, lares de cuidados para crianças e adultos, casas de retiros; proclamam a mensagem da Misericórdia em santuários, paróquias, prisões; formam apóstolos da Divina Misericórdia na associação internacional “Faustinum”, catequizam em escolas, administram a Editora “Misericordia”, editam a revista trimestral “A Mensagem da Misericórdia”, colaboram com os meios de comunicação, buscando tornar presente no mundo o valor evangélico do amor misericordioso divino e humano em todas as suas obras.
Ir. M. Elżbieta Siepak ISMM
Tradução: Robert Janowski