Em resposta ao convite do Bispo Diocesano de Włocławek, Dom Bronisław Dembowski, em 25 de agosto de 2001, a Congregação assumiu o serviço na paróquia onde a família de Santa Faustina frequentava em Świnice Warckie. Inicialmente, quatro irmãs se estabeleceram na casa paroquial, localizada na Rua Kościuszki 11, e iniciaram a missão carismática de proclamar a mensagem da Misericórdia por meio de ações, palavras e orações. No Decreto que estabelece o Santuário do Nascimento e Batismo de Santa Faustina, na igreja paroquial de Świnice Warckie (25 de setembro de 2002), o bispo de Włocławek confiou ao Pároco e às Irmãs da Congregação de Nossa Senhora da Misericórdia a responsabilidade pelo cuidado desse Santuário, onde Santa Faustina consagrou sua vida concebida neste lugar. Que a partir deste local, escreveu ele, a mensagem do amor misericordioso de Deus se espalhe, anunciada ao mundo através dela, e que continuemos a implorar a misericórdia divina para nós e para todo o mundo.
Desde o início do serviço da Congregação em Świnice Warckie, surgiu a ideia de construir um convento contemplativo no local. Sua construção foi iniciada como um voto da Congregação no 100º aniversário do nascimento de Santa Faustina. A Diocese de Włocławek concedeu à Congregação uma parte da terra paroquial na Rua Chopin, onde a construção começou de acordo com o projeto do engenheiro Edward Warcaba, de Zakopane. Em 8 de dezembro de 2005, na festa da Imaculada Conceição da Virgem Maria, as irmãs se mudaram para o novo convento, e, em 25 de agosto de 2006, Dom Wiesław Mering, Ordinário da Diocese de Włocławek, consagrou-o junto com a capela.
Em 25 de agosto de 2008, por decisão do Conselho Geral da Congregação, foi aberta a parte claustral do convento em Świnice Warckie. Assim, começou a se concretizar na Congregação a ideia de um convento claustral, mencionado no Diário de Santa Faustina. A decisão de estabelecer um convento contemplativo de caráter rotativo foi tomada pelo XIV Capítulo Geral em 1998, e o estatuto foi aprovado pelo XV Capítulo Geral da Congregação em 2004. No estatuto, está escrito, entre outras coisas: O objetivo principal do convento contemplativo na Congregação das Irmãs de Nossa Senhora Mãe da Misericórdia é realizar o carisma da Congregação por meio da oração, ou seja, implorar misericórdia para o mundo (…). O objetivo secundário é a renovação espiritual das irmãs enviadas para realizar o carisma por meio da palavra e da ação, para o qual aprofundamento intelectual e contemplação do mistério da misericórdia divina são servidos.
As irmãs ativas da comunidade em Świnice Warckie desempenham o serviço na paróquia e no Santuário em várias áreas de trabalho educacional, pastoral, apostólico e de caridade. Elas imploram a misericórdia divina na capela conventual e na igreja paroquial, catequizam, proclamam a mensagem da Misericórdia aos peregrinos que chegam aqui e cuidam da casa da família de Santa Faustina em Głogowiec.
Ir. M. Elżbieta Siepak ISMM
Tradução: Robert Janowski
Revisão gramatical: Maria da Glória Jardim Sampaio