A expansão contínua do Santuário da Divina Misericórdia em Cracóvia, no bairro Łagiewniki, está sendo conduzida pela Congregação das Irmãs de Nossa Senhora Mãe da Misericórdia. Nos planos, está a construção de uma instalação destinada a peregrinos e apóstolos da Divina Misericórdia, que incluirá o Museu Multimídia de Santa Faustina, instalações para pesquisa acadêmica, como uma biblioteca, arquivo e documentação do culto à Misericórdia Divina, bem como instalações para a Editora “Misericordia” (em latim).
As contribuições para a expansão podem ser feitas na seguinte conta bancária:
Congregação das Irmãs de Nossa Senhora Mãe da Misericórdia
ul. Siostry Faustyny 3
30-608 Kraków,
tel. (12) 351 88 00
BNP Paribas Bank Polska S.A.
Odział w Krakowie, ul Armii Krajowej 28
30-150 Kraków
PLN: 34 1600 1013 0002 0012 3671 2150
EUR: 46 1600 1013 0002 0012 3671 2031
USD: 41 1600 1013 0002 0012 3671 2024
Kod swiftowy banku: PPABPLPK
IBAN: PL
O QUE FALTA EM ŁAGIEWNIKI?
O Santuário em Cracóvia, no bairro Łagiewniki, é um lugar conhecido, literalmente, em todos os continentes, onde peregrinos de mais de 80 países do mundo vão todos os anos. Sob cada letra do alfabeto, pode-se mencionar os nomes de vários países, e rostos coloridos e trajes muitas vezes originais (como saris indianos, quimonos japoneses ou cocares indígenas) mostrando que esse lugar é especial para todos, independentemente de sua origem ou idioma. Quase todos os dias, no Santuário, pode-se ouvir palavras como “mercy”, “misericórdia”, “Barmherzigkeit”, “milosrdenstvo”, “misericordia”, “милосердие”, “rahamim”… E ninguém parece se surpreender, porque Łagiewniki é a capital – a capital do culto à Divina Misericórdia, de onde surgiu a mensagem transmitida por Cristo à Irmã Faustina; é o centro espiritual dos adoradores de um Deus rico em misericórdia; é o lugar de descanso das relíquias de uma das maiores Santas da história da Igreja; é o lugar para o qual peregrinam papas, cardeais, bispos, sacerdotes-pastores junto com os fiéis, para obter graças da fonte e fortalecer sua esperança.
O que já tem em Łagiewniki?
Ao visitarem o bairro Łagiewniki em Cracóvia, os peregrinos encontrarão aqui o que é necessário para aqueles que buscam tranquilidade e contato pessoal com Deus. Este é, como disse João Paulo II, um lugar privilegiado, escolhido por Deus, onde as pessoas experimentam Sua presença viva e Sua graça. Por isso, todos os peregrinos desejam estar na capela do convento com a imagem de Jesus Misericordioso e beijar as relíquias de Santa Faustina, participam da Santa Missa, recebem o sacramento da reconciliação e permanecem em oração diante do Santíssimo Sacramento. Aqui, junto às relíquias da Apóstola da Divina Misericórdia, ocorre uma troca espiritual entre o céu e a terra. Os peregrinos confiam a ela seus pedidos relacionados a assuntos grandes e pequenos do cotidiano, e, em troca, recebem graças sobrenaturais e benefícios terrenos. Muitas vezes, são verdadeiros milagres.
Os peregrinos aprendem sobre quem foi a Irmã Faustina e sobre a sua missão por meio das publicações da Editora “Misericordia”, da revista trimestral “Mensagem da Misericórdia”, do site www.faustyna.pl e durante palestras ministradas aos peregrinos. As Irmãs da Congregação das Irmãs de Nossa Senhora Mãe da Misericórdia se esforçam para compartilhar o dom de Deus para os nossos tempos, que é a vida e a missão de Santa Faustina, de várias maneiras, inclusive, através da formação de apóstolos da Divina Misericórdia na associação “Faustinum”. Essa é a única comunidade na Igreja que oferece formação sistemática em vários idiomas no espírito de Santa Faustina.
Um aspecto extremamente importante desse Santuário é a oração pedindo misericórdia para o mundo inteiro, especialmente pela transformação espiritual e pela graça da conversão dos pecadores, uma vez que Santa Faustina ofereceu toda a sua vida em sacrifício por eles. Aqui, são cultivadas de forma especial novas formas de culto à Divina Misericórdia. Por isso, tantos peregrinos participam da oração diária da Hora da Misericórdia (15h) e rezam o Terço da Divina Misericórdia após. No dia da festa da Divina Misericórdia, multidões vindas da Polônia e de todo o mundo se reúnem aqui. Nas capelas, na parte inferior da basílica, fundadas pelas Igrejas locais da Hungria, Itália, Eslováquia, Polônia e Ucrânia, são celebradas a liturgia em línguas estrangeiras. Na Capela da Adoração Perpétua, Jesus no Santíssimo Sacramento espera 24 horas por dia para ouvir os peregrinos cansados e abençoá-los com Suas graças.
Os peregrinos também têm à disposição a Sala de João Paulo II, uma torre panorâmica e instalações sociais na Casa Pastoral: quartos de hotel, restaurante, cafeteria e um local comercial.
O que ainda falta?
Pode parecer suficiente, mas ainda é pouco em relação às necessidades dos peregrinos e apóstolos da Divina Misericórdia, que desejam estar neste lugar, rezar, fazer retiros e descansar em um ambiente sagrado. Muitas vezes, os peregrinos desejam permanecer no Santuário por vários dias para aproximar-se da Santa “dos dias cinzentos e monótonos” e para recarregar sua bateria interna com essa atmosfera. Há espaço para todos na Fonte, mas nem todas as necessidades dos peregrinos e apóstolos da Divina Misericórdia podem ser atendidas. O que falta, principalmente, é uma infraestrutura local para compartilhar toda a riqueza de espiritualidade e missão de Santa Faustina. Por isso, a Congregação das Irmãs de Nossa Senhora da Misericórdia planeja expandir ainda mais o Santuário.
O novo complexo de edifícios projetado abrigará salas de conferências para peregrinos, onde também serão realizados encontros especiais, simpósios científicos, congressos nacionais e internacionais dedicados à Divina Misericórdia, além de outras reuniões para grupos organizados. Também está prevista a construção de uma casa de retiros para todos aqueles que desejam aprofundar a espiritualidade e missão de Santa Faustina, permanecendo nesse lugar especial em sua presença espiritual, assim como uma infraestrutura local para a formação dos apóstolos da Divina Misericórdia, conduzida pela associação “Faustinum”. O projeto também inclui um espaço para um museu multimídia com um memorial, onde toda a história da Secretária da Divina Misericórdia e o impacto da mensagem da Misericórdia transmitida por ela, na vida da Igreja, tornar-se ão vivos e acessíveis a todos. Parte dos objetos para o museu está atualmente armazenada na casa conventual da Congregação, mas devido à falta de espaço adequado, não está disponível para os peregrinos. Nas novas instalações, também haverá espaço para uma biblioteca, arquivo, laboratório bibliográfico e documentação do culto da Divina Misericórdia – uma base necessária para pesquisas científicas sobre o legado e o testemunho de Santa Faustina, bem como o mistério da misericórdia divina. O espaço também aguarda a Editora “Misericordia”, que apoia o desenvolvimento da mensagem da Divina Misericórdia em todo o mundo por meio de publicações em vários idiomas, como livros, fitas cassete, CDs e DVDs, imagens e outros materiais que servem à obra de Santa Faustina, bem como a redação da revista trimestral “Mensagem da Misericórdia”.
Isso é possível?
É evidente que a expansão planejada do Santuário excede as capacidades e possibilidades da própria Congregação. No entanto, assim como no caso da construção da Basílica no Santuário, as irmãs contam com a colaboração de pessoas de boa vontade que desejam fazer sua contribuição e ter participação na missão de espalhar a mensagem da Misericórdia para o mundo. Em agradecimento, as irmãs oferecem suas orações à Divina Misericórdia por todos os benfeitores.
Ir. M. Koleta Fronckowiak ISMM
——————————-
Artigo em: “Mensagem de Misericórdia” 72 (2009), pp. 8-9.
Tradução: Robert Janowski
Revisão gramatical: Ada Nunes Krukar
Revisão final: Maria da Glória Jardim Sampaio