A hora da morte de Jesus, às três da tarde, é um momento privilegiado na devoção à Divina Misericórdia. Nessa hora, nos colocamos em espírito sob a cruz de Cristo para suplicar misericórdia para nós e para o mundo pelos méritos de Sua Paixão. Às três horas da tarde – disse Jesus à Ir. Faustina – implora a Minha misericórdia especialmente pelos pecadores e, ao menos por um breve momento, reflete sobre a Minha Paixão, especialmente sobre o abandono em que Me encontrei no momento da agonia. Essa é a Hora da grande misericórdia para o mundo inteiro (D. 1320). Cabe esclarecer aqui que não se trata de 1 hora completa (60 minutos), mas do momento da agonia de Jesus na cruz, ou seja, da oração das três horas da tarde.
Jesus não deu uma fórmula pronta para rezar às 15 horas, mas disse que é possível rezar a Via Sacra, visitar o Santíssimo Sacramento e, se o tempo não permitir, devemos tentar às três horas nos unir a Ele morrendo na cruz, mesmo que por um breve momento no lugar em que estivermos. O tema dessa oração é o mistério da Paixão de Cristo. A oração na Hora da Misericórdia deve atender às seguintes condições: deve ser rezada às três horas da tarde (quando o relógio marca essa hora), deve ser dirigida diretamente a Jesus, e as súplicas devem se referir ao valor e aos méritos de Sua dolorosa Paixão.
Muitas vezes se repete a opinião na prática e nas publicações de que às três horas da tarde deve ser rezado o Terço da Divina Misericórdia e que o Terço rezado nesse horário tem um poder especial. Tal pensamento resulta da falta de conhecimento da devoção à Divina Misericórdia nas formas dadas pela Ir. Faustina e talvez da necessidade de usar uma fórmula de oração pronta. A oração na Hora da Misericórdia é uma forma distinta de adoração à Divina Misericórdia, à qual Jesus associou uma promessa específica e modos de praticá-la. Em nenhum lugar Ele disse que o Terço da Divina Misericórdia deve ser rezado nessa hora. É claro que podemos rezar o Terço neste horário, assim como em qualquer outra hora do dia, mas dessa forma, não estaremos rezando a oração da Hora da Misericórdia (estamos apenas rezando o Terço). O Terço da Divina Misericórdia não pode ser uma oração na Hora da Misericórdia, porque se dirige a Deus Pai (Eterno Pai, eu Vos ofereço…), e a oração na Hora da Misericórdia deve ser dirigida diretamente a Jesus.
A prática sistemática de rezar a Hora da Misericórdia nos leva a um contato pessoal e direto com Jesus, pois nos faz contemplar Sua misericórdia revelada em Sua Paixão, dirigir-nos a Ele, como se fosse alguém muito próximo, e, pelos méritos de Sua Paixão, suplicar as graças necessárias para nós mesmos e para o mundo. Cabe a nós decidir se queremos rezar às três horas da tarde a oração da Hora da Misericórdia ou se queremos rezar o Terço da Divina Misericórdia. Ao comunicar a devoção à Divina Misericórdia e sua prática, isso precisa ficar claro e o Terço não deve ser confundido com a Hora da Misericórdia.