Requisitos necessários para a admissão na Congregação das Irmãs de Nossa Senhora Mãe da Misericórdia:
- Ser católica solteira, com idade entre 18 e 35 anos, dotada da graça da vocação e do desejo de proclamar, na Igreja e no mundo, o testemunho de vida, ação, palavra e oração no misericordioso amor de Deus.
- Ao tornarem-se candidatas à Congregação, devem estar livres de quaisquer impedimentos conforme o Código de Direito Canônico:
3. Cân. 642 – Os superiores, tendo cuidado diligente, devem admitir somente aquelas pessoas que, além da idade exigida, possuam saúde, caráter adequado e maturidade suficiente, necessárias para abraçar a vida própria do instituto. Se necessário, a saúde, caráter e maturidade podem ser avaliados também por peritos, respeitando o que é estabelecido no cânon 220 (sem prejudicar a boa reputação e o direito à proteção da própria intimidade).
4. Cân. 643 – É inválida a admissão ao noviciado:
a. aquele que ainda não completou dezessete anos;
b. o cônjuge durante o matrimônio;
c. aquele que está atualmente vinculado por votos sagrados a algum instituto de vida consagrada ou pertence a alguma sociedade de vida apostólica, de acordo com o cânon 684;
d. aquele que ingressa no instituto por coação, grave temor ou foi admitido pelo superior agindo sob a mesma influência;
e. aquele que oculta sua adesão a algum instituto de vida consagrada ou sociedade de vida apostólica.
5. São exigidas pelas Constituições e pelo Diretório da Congregação: idoneidade, piedade saudável e consentimento para aceitar qualquer trabalho ou ocupação no futuro (artigo 319 das Constituições da Congregação).
6. Ao ingressar na Congregação, a candidata deverá apresentar uma declaração por escrito de que não exigirá remuneração pelas atividades realizadas durante sua estadia na casa religiosa (artigo 320 das Constituições da Congregação).
7. A admissão da candidata e seu progresso nos diversos estágios de formação são decididas pela Superiora Geral, com o consentimento de seu conselho (artigo 91 das Constituições da Congregação).
Tradução: Robert Janowski
Revisão final: Maria da Glória Jardim Sampaio