A escola de espiritualidade, como o próprio nome indica, designa um certo estilo de vida cristã e seu sistema de formação, em que todos os elementos da espiritualidade, tais como a imagem de Deus, a oração, a ascese, as práticas piedosas e as relações interpessoais, estão intimamente ligados. Cada escola tem seu fundador, doutrina e discípulos, que vivem de acordo com os princípios da mesma. Existem basicamente três elementos que diferem as escolas entre si: o modelo de santidade, os meios propostos para alcançá-la e as orientações referentes à vida espiritual. Existem grandes escolas de espiritualidade cristã, entre elas as escolas: agostiniana, beneditina, dominicana, franciscana, carmelita e inaciana. Nos tempos atuais, junta-se a elas a escola de Santa Faustina, que surge do carisma e da experiência mística da Santa.
A escola de espiritualidade de Santa Faustina está enraizada no mistério da misericórdia Divina, que é seu fundamento e núcleo, é a ligação de todos os elementos da vida espiritual. Ela molda a imagem de Deus, a vida sacramental, a oração, as relações interpessoais, a ascese, enfim, tudo o que compõe a realidade em relação entre o homem e Deus. Surgem, então, as suas principais características: o conhecimento do mistério da misericórdia Divina e a sua contemplação no cotidiano, a atitude de confiança em Deus e o amor misericordioso ao próximo. Outras características que completam o quadro desta escola são: o amor à Igreja e à Eucaristia, a devoção à Mãe de Misericórdia. Estes elementos, que também aparecem em outras escolas de espiritualidade, na escola de Santa Faustina tem um colorido especial no que se trata da misericórdia.
A fundadora desta escola, Santa Faustina, foi formada diretamente pelo próprio Jesus. Ele era seu Mestre. Através de várias experiências místicas e por meio de palavras ensinava-lhe e formava sua espiritualidade para mostrar através dela o modelo da perfeição cristã, baseado inteiramente no mistério da misericórdia divina. A escola de Faustina é profundamente evangélica, porque apela aos próprios fundamentos do cristianismo (à postura de confiança em Deus e à misericórdia para com o próximo), e ao mesmo tempo é universal, porque é destinada e acessível à toda criatura, independentemente da vocação, classe social e outras coisas. Nela moldam sua vida espiritual os atuais apóstolos da Divina Misericórdia, que levam ao mundo a mensagem sobre o amor misericordioso de Deus por cada um.