Só podemos conhecer o mistério da misericórdia de Deus porque o próprio Deus o revelou e, através dos autores inspirados pelo Espírito Santo, foi escrito nos livros sagrados do Antigo e do Novo Testamento. Na história do mundo, na vida de cada personagem bíblico e na história do povo escolhido, Deus revelou seu amor misericordioso, que não só tira o homem do pecado, mas também remedia todas as fraquezas e deficiências humanas, presenteando, inclusive, com a existência, a vida. A misericórdia se manifesta, então, em cada ação externa de Deus: tanto criativa quanto salvífica. Tudo o que Deus faz pelo homem é expressão de Seu amor misericordioso.
O Antigo Testamento, para descrever a riquíssima realidade da misericórdia do Deus Trino, usa muitos termos, cada um dos quais enfatiza algum aspecto deste grande mistério da nossa fé. A palavra hebraica mais usada para a misericórdia (mais de duzentas vezes) é hesed. Aparece no Pentateuco, nos livros históricos, na literatura sapiencial e, sobretudo, nos salmos e nos livros dos profetas, especialmente no contexto da Aliança que Deus fez com o povo eleito. Significa amor fiel, que sempre mostra bondade e graça. Hesed enfatiza as características da misericórdia de Deus, que são a fidelidade a si mesmo (a aliança feita com o homem) e a responsabilidade no amor. Nas páginas da Bíblia Hebraica, também encontramos a expressão hesed weemet, ou seja, graça e fidelidade, mais de 30 vezes.
Os autores inspirados costumavam também usar a palavra rahamim, palavra derivada de rehem (útero da mãe), que enfatiza certas características inerentes ao amor de uma mulher e de uma mãe. Ele é caracterizado por uma forte intensidade de emoções mais ternas. Indica o envolvimento total do homem no ato de ajudar os outros, nem mesmo evitando lágrimas de compaixão. Significa amor dado gratuitamente, sem merecimento, nascido da necessidade, de alguma forma, da “coação” do coração, que se caracteriza por bondade, ternura, paciência, compreensão ou prontidão para o perdão. Esse pensamento é mais profundamente expresso nas palavras de Oséias 11, 8, que são uma confissão do amor de Deus pelo infiel Efraim.
O mistério da misericórdia de Deus também se expressa por outras palavras: hanan, que descreve uma índole constante, benevolente, graciosa e generosa; hamal, que significa, literalmente, poupar o inimigo derrotado e que expressa esse traço da misericórdia, que é a demonstração de misericórdia, compaixão, perdão e remissão dos pecados; hus, que tem um significado semelhante e expressa piedade e compaixão antes de tudo como um sentimento. Também é usada a palavra hen, que significa bondade em si e, bondade para com os outros, especialmente para com o próximo em situação difícil.