Abaixo o mapa do Santuário
Ao lado da basílica encontra-se a Capela da Adoração Perpétua, construída segundo o projeto de Witold Cęckiewicz. Assemelha-se a uma rotunda, com janelas de vitral de cima a baixo, adornadas com elementos florais. No centro, está um altar em forma de fogo ardente, no qual está colocado um ostensório. Acima dele, uma lâmpada perpétua com o fogo da Misericórdia, aceso pelo Papa João Paulo II, em 2003, como sinal das mensagens sobre a Misericórdia de Deus que se espalham pelo mundo a partir deste local. A capela foi consagrada pelo Cardeal Franciszek Macharski no Dia da Misericórdia, em 2004, e desde então a adoração ao Santíssimo Sacramento é realizada durante todo o dia. No ano seguinte, o desejo do Papa João Paulo II foi realizado com a adoração perpétua ao Santíssimo Sacramento neste Santuário. Em uma carta preparada para o Dia da Misericórdia, dois dias antes de sua morte, como que em testamento, ele escreveu: Alegro-me que neste domingo começará a adoração perpétua do Santíssimo Sacramento. Nada, como a presença eucarística do Senhor, torna presente a obra da misericórdia realizada pela Cruz e Ressurreição. Que esta presença seja para todos os peregrinos uma fonte de poder e esperança. Desde então, o Santuário de Łagiewniki está aberto, dia e noite, e os peregrinos rezam diante do Santíssimo Sacramento, implorando a misericórdia de Deus para si, para a Santa Igreja, para nossa pátria e para o mundo inteiro.
Vi o Senhor Jesus exposto no ostensório – confessou Irmã Faustina – no lugar do ostensório, vi a face adorável do Senhor, que me disse: O que tu estás vendo na realidade estas almas veem pela fé (D. 1420). Ela passava cada momento livre aos pés de Jesus no Santíssimo Sacramento, pois Ele era seu Mestre. Pergunto tudo a Ele – escreveu – tudo Lhe conto. Daqui retiro forças e luzes, daqui aprendo tudo, daqui recebo luzes sobre como proceder com o próximo (D. 704).
A experiência espiritual de Santa Faustina permite entender melhor o mistério da misericórdia de Deus na Eucaristia, nos sacramentos, na Palavra de Deus e na Santa Igreja, a quem ela amava como mãe e o Corpo Místico de Cristo. Por isso, ela dizia que cada gesto bom do crente se reflete nele, mesmo que seja tão pequeno quanto um sorriso ou um gesto de mão, e também cada infidelidade e pecado. Oh, quanto amo a santa Igreja e todos os que nela vivem – confessou – olho para eles como para membros vivos de Cristo, que é a sua Cabeça. Inflamo-me de amor com os que amam, sofro com os que sofrem, a dor me consome quando olho para os tíbios e ingratos. É nessas ocasiões que procuro dedicar um tal amor a Deus, que seja reparação por aqueles que não O amam (D. 481).
Desde 2021, há uma transmissão 24 horas por dia da Capela da Adoração Perpétua no site www.misericordia.eu.
- Portão de entrada
- “Casa de Santa Irmã Faustina” – alojamento, museu
- Convento
- “Antoninek” – associação “Faustinum”
-
Capela de Jesus Misericordioso e túmulo de Santa Faustina
- Oratório – local da morte de Santa Faustina
- Capela da Paixão de Cristo
- Basílica da Divina Misericórdia
- Capela de Santa Faustina – Italiana
- Capela Communio Sanctorum – Húngara
- Capela de Santo André – Greco-Católica
- Capela da Santa Cruz – Alemã
- Capela de Nossa Senhora das Dores – Eslovaca
- Capela da Adoração Perpétua
- Torre de observação
- Cemitério do convento
- “Casa de Santa Irmã Faustina” – restaurante, lembranças, palestras
- Casa pastoral – alojamento, restaurante
- Centro de Educação Juvenil Santa Faustina
- Ponto de informação
- Passagem comercial – loja da editora Misericordia
- Salão de São João Paulo II
- Estacionamento pequeno
- Estacionamento grande
- Banheiros
- Ponte da Misericórdia – passagem para o Santuário de São João Paulo II e ponto de bonde.