Abaixo o mapa do Santuário
Na parte inferior da basílica, existem cinco belas capelas dispostas radialmente, cuja decoração é um presente de igrejas de países europeus. Centralmente localizada, está a capela dedicada a Santa Faustina, cuja ornamentação é um presente do Episcopado da Itália (por isso também é chamada de “capela italiana”). Na capela, atrás do altar, encontra-se um tabernáculo em forma de flor se abrindo, fazendo alusão às palavras da Apóstola da Divina Misericórdia, que afirmava que o amor de Deus é a flor, e a misericórdia, seu fruto (D. 949). Acima do tabernáculo, há uma pintura de Santa Faustina com Diário, pintada por Jan Chrząszcz, integrada ao retábulo em forma de livro aberto. Na frente do altar, há uma relíquia da santa, guardada em um relicário em forma de rosa. O altar, púlpito e base do relicário são feitos de travertino claro, as paredes revestidas com placas de arenito polonês e o piso, disposto radialmente, faz referência à parte superior da basílica e, em sua ideia, aos raios na imagem de Jesus Misericordioso, que são símbolos de todas as graças. A consagração solene desta capela, no centenário do batismo de Santa Faustina, foi realizada pelo Cardeal Camillo Ruini, presidente da Conferência Episcopal Italiana. Nesta capela, está a imagem de Jesus Misericordioso, que peregrinou por todas as paróquias da arquidiocese de Cracóvia, da diocese de Tarnów e da diocese de Bielsko-Żywiec.
Santa Faustina pertence ao grupo dos maiores místicos da história da Igreja. Jesus a chamou de secretária e tesoureira da Divina Misericórdia e confiou a ela a missão profética de transmitir ao mundo a mensagem da Misericórdia. Moldada por Ele, ela introduziu na história da Igreja uma nova escola de espiritualidade enraizada no mistério da Divina Misericórdia. Esta escola se caracteriza por: conhecer a Deus no mistério da misericórdia, contemplação na vida cotidiana e a postura de confiança em Deus e amor misericordioso ao próximo que dela decorre. Elementos como amor à Igreja, Eucaristia e devoção a Nossa Senhora da Misericórdia também fazem parte desta escola espiritual, mas na escola de Santa Faustina, eles têm um colorido distintivo da misericórdia.
A escola de Santa Faustina é profundamente evangélica, pois se baseia nos fundamentos do cristianismo (confiança em Deus e misericórdia para com o próximo), ao mesmo tempo em que é universal, destinada e acessível a todas as pessoas, independentemente de sua vocação, condição social ou outros fatores. Nessa escola, moldam sua vida espiritual os apóstolos contemporâneos da Divina Misericórdia, que levam ao mundo o presente da mensagem do amor misericordioso de Deus a cada pessoa.
- Portão de entrada
- “Casa de Santa Irmã Faustina” – alojamento, museu
- Convento
- “Antoninek” – associação “Faustinum”
-
Capela de Jesus Misericordioso e túmulo de Santa Faustina
- Oratório – local da morte de Santa Faustina
- Capela da Paixão de Cristo
- Basílica da Divina Misericórdia
- Capela de Santa Faustina – Italiana
- Capela Communio Sanctorum – Húngara
- Capela de Santo André – Greco-Católica
- Capela da Santa Cruz – Alemã
- Capela de Nossa Senhora das Dores – Eslovaca
- Capela da Adoração Perpétua
- Torre de observação
- Cemitério do convento
- “Casa de Santa Irmã Faustina” – restaurante, lembranças, palestras
- Casa pastoral – alojamento, restaurante
- Centro de Educação Juvenil Santa Faustina
- Ponto de informação
- Passagem comercial – loja da editora Misericordia
- Salão de São João Paulo II
- Estacionamento pequeno
- Estacionamento grande
- Banheiros
- Ponte da Misericórdia – passagem para o Santuário de São João Paulo II e ponto de bonde.