No dia 5 de outubro, comemoramos o 85º aniversário do nascimento para o céu da Apóstola da Divina Misericórdia – o dia em que celebramos a sua memória litúrgica. Em todos os conventos da Congregação das Irmãs de Nossa Senhora Mãe da Misericórdia, é uma festa litúrgica. Ela pertence ao grupo de grandes místicos da Igreja, sendo uma profeta enviada por Jesus para o mundo inteiro com a mensagem da Misericórdia. Milhões de pessoas em todo o mundo seguem a espiritualidade que está registrada em seu “Diário”. São João Paulo II simplesmente disse que “é um presente de Deus para os nossos tempos, um presente da terra polonesa para toda a Igreja”.
Sua influência na vida da Igreja se manifesta na prática generalizada da devoção à Divina Misericórdia nas formas que ela transmitiu. Hoje, dificilmente há um país onde não haja a imagem de Jesus Misericordioso. A Festa da Misericórdia no primeiro domingo após a Páscoa foi incluída no calendário da Igreja em 2000. A Oração do Terço da Divina Misericórdia é recitado em muitos idiomas, mesmo que tenha sido ditado em polonês, assim como toda a mensagem da Misericórdia. A prática da oração na Hora da Misericórdia, que é a hora da morte de Jesus na cruz, está se tornando cada vez mais popular, assim como a propagação da devoção à Misericórdia. O Movimento Apostólico da Divina Misericórdia, a “congregação” que Jesus pediu, é um dos maiores movimentos na Igreja contemporânea.
A influência da sua vida e missão de proclamar a mensagem da Divina Misericórdia para o mundo também pode ser visto nas invocações dadas às igrejas. Santa Faustina é a padroeira de Łódź e de outros lugares, escolas, obras de misericórdia, várias associações e comunidades. Seu nome é dado às meninas no batismo e escolhido pelos jovens no sacramento da confirmação. Ela foi a Patrona da Jornada Mundial da Juventude em Sydney e Cracóvia. Ela inspira cientistas, teólogos, pessoas da cultura, arte e mídia, fazendo parte do grupo dos santos mais conhecidos e queridos da Igreja Católica. Suas relíquias estão em quase 130 países ao redor do mundo, incluindo na Igreja Ortodoxa em Bucareste e no Santuário Anglicano da Divina Misericórdia no Reino Unido. Em todo o mundo, são realizados simpósios teológicos, congressos diocesanos, nacionais, continentais e mundiais, que se inspiram na vida e missão de Santa Faustina. A irradiação desse “presente de Deus” abrange toda a Igreja e o mundo, mas tem como objetivo alcançar cada ser humano e preparar o mundo para a segunda vinda de Cristo.